As obras dos pólos escolares de Fermêdo e Rossas estão já na fase final de execução, estando prevista a entrada em funcionamento dos dois estabelecimentos de ensino no próximo ano letivo.
O edifício de Fermêdo, construído de raiz, representa um investimento de mais de dois milhões de euros, ao passo que em Rossas foi contemplada a remodelação e ampliação da EB local, num investimento na ordem dos 2,3 milhões de euros. Estas obras contam com comparticipação de 80% por fundos comunitários.
Estas duas novas escolas representam, assim, a continuação da implementação da Carta Educativa do Município, aprovada em 30 de outubro de 2006 pelo Ministério da Educação.
Em Rossas, a obra prevê a requalificação e ampliação da atual Escola Básica de Rossas, de modo a dotar o edifício de oito salas de aula para o ensino básico e três salas de jardim de infância, várias salas de apoio, refeitório e biblioteca. O Pólo Escolar de Rossas receberá os alunos das EB1 e jardins de infância de Urrô, Várzea, Rossas e EB1 de Provesende. Prevê-se, portanto, que o edifício acolha 130 alunos.
O pólo escolar de Fermêdo irá acolher 120 alunos, das EB1 de Belece, Mosteirô e Parameira, bem como da EB1 e jardins de infância de Cabeçais. Está dotado de seis salas para EB1, quatro salas de atividades, refeitório, biblioteca e várias salas de apoio.
A conceção de ambos os projetos é da responsabilidade do Gabinete de Projetos da Câmara Municipal.
Prosseguem, ainda, obras de requalificação nas escolas de Alvarenga e Canelas, intervenções essas que serão noticiadas em breve.